- Área: 170 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Douglas Mark Black
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em um campo entre gado pastando e cangurus com vistas distantes do vale para o norte. A casa se conecta a essas vistas através de uma série de aberturas emolduradas e incorporadas no seu volume.
Externamente, o edifício é envolvido por uma camada de cimento para fornecer um acabamento robusto. Volumes para as áreas de estar externas são então, esculpidos a partir deste e revestidos com madeira compensada em tons quentes contrastantes.
Internamente, a paleta de materiais continua com paredes construídas de blocos de concreto para fornecer um pano de fundo neutro em relação ao calor das esquadrias de madeira e tetos de madeira compensada.
Um formato simples retangular divide os dormitórios e áreas úmidas a oeste e a área de estar ao leste.
O pequeno dormitório principal é detalhado com gesso branco contrastante e paredes de blocos de concreto, além de uma divisória de madeira compensada que se curva na parede do bloco de concreto. Os dormitórios das crianças apresentam plataformas de dormir elevadas revestidas com madeira compensada e maximizam o espaço utilizável destas pequenas salas com o nível inferior, criando uma escrivaninha e espaços para brincar.
O singular ambiente para refeições e cozinha se abre para o norte em uma varanda de transição com a principal área de estar ao ar livre ao leste, acessada através de de portas de correr envidraçadas. Este espaço utiliza uma porta de painel deslizante translúcida para ajustar o seu clima no verão à sala ao ar livre protegida durante os meses de inverno tempestuoso. Seu limite norte é perfeito para descansar ao sol de inverno.
A sustentabilidade ambiental é parte integrante do projeto: medidas passivas como orientação norte, caminhos eficientes de ventilação cruzada para resfriamento no verão e saliências projetadas para aquecimento no sol de inverno trabalham em conjunto com o melhor sistema de água quente com bomba de calor e reutilização de água cinza. A residência compartilha um painel solar de 4,5 kW com outra casa no lote - o máximo permitido para alimentar o transformador de 3kVa das propriedades rurais. A laje de concreto e as paredes de blocos isolados proporcionam ampla massa térmica, garantindo que a casa esteja quente no inverno e fresca no verão.
Uma garagem e uma conexão coberta para a residência são construídas de forma similar com materiais de manutenção altamente duráveis e nulos - o revestimento zincalume e as colunas de aço galvanizado estão estreitamente conectados aos galpões da região.